Por Lauren Netto
A primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) será realizada em Campo Grande no dia 23 de março de 2025. Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é essencial para médicos formados no exterior que desejam exercer a profissão no Brasil.
As inscrições para o Revalida estarão abertas entre os dias 27 e 31 de janeiro, e o pagamento da taxa deve ser efetuado até 5 de fevereiro.
O que é o Revalida?
Criado em 2011, o Revalida centralizou o processo de validação de diplomas médicos no Brasil, que antes era descentralizado e realizado por universidades públicas com critérios próprios. O exame é composto por duas etapas:
1ª etapa: Inclui uma prova teórica com 100 questões objetivas e 5 discursivas, que avaliam conhecimentos médicos fundamentais;
2ª etapa: Consiste em uma avaliação prática com 10 estações que simulam atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Nessas estações, os candidatos lidam com casos de clínica médica, pediatria, cirurgia, medicina da família, ginecologia e obstetrícia.
Durante a prova prática, o desempenho do candidato é gravado e corrigido posteriormente, garantindo um processo de avaliação justo e detalhado.
Como funciona a aprovação?
Para obter a revalidação do diploma, o candidato deve atingir a nota de corte em ambas as etapas. Essa nota é definida pelo Inep cerca de um mês antes das provas.
Com o certificado do Revalida, o médico está apto a revalidar o diploma em uma universidade pública brasileira e exercer a medicina no país.