Por Andrella Okata
A unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul, atingiu a marca de 1 milhão de toneladas de celulose produzidas, estabelecendo um novo recorde mundial para o menor tempo registrado por uma fábrica a alcançar essa produção. Este é o segundo recorde quebrado pela unidade, que anteriormente completou sua curva de aprendizagem em apenas cinco meses e oito dias, superando a expectativa inicial de nove meses.
A fábrica de Ribas do Rio Pardo, com capacidade para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano, é a maior unidade de celulose em linha única do mundo. Com um desempenho excepcional, a unidade superou a capacidade projetada de 7.203 toneladas diárias, alcançando a produção de 1 milhão de toneladas em tempo recorde.
Leonardo Mendonça Pimenta, diretor de Operações Industriais da Suzano, enaltece o empenho coletivo da equipe. "Este feito é resultado da excelência no processo de estabilização da fábrica e da colaboração de todas as áreas envolvidas, como engenharia, florestal e logística, que garantiram o sucesso desde a montagem até o escoamento da produção", afirma Pimenta.
Com um investimento de R$ 22,2 bilhões, incluindo a construção da fábrica, a base florestal e a infraestrutura logística, a unidade de Ribas do Rio Pardo representa o maior investimento da Suzano em seus 100 anos de história. A produção da fábrica tem como destino principal o mercado internacional, sendo escoada através de rodovias e ferrovias até os portos em Santos (SP).
A Suzano, com uma capacidade total de produção de 13,5 milhões de toneladas de celulose por ano, segue como líder global no setor, sempre com foco na inovação e sustentabilidade.