Apelidada de “Capital do Pantanal”, a cidade de Corumbá tem 60% de seu território ocupado pela região pantaneira e se tornou a principal porta de entrada para o santuário ecológico. Com aproximadamente 112 mil habitantes, destaca-se como o destino ideal para quem busca apreciar belezas naturais, a biodiversidade da maior planície alagada do mundo e monumentos históricos.
Além das riquezas naturais, a arquitetura da cidade também chama a atenção dos turistas. Fundada em 1778 para impedir os avanços dos espanhóis pela fronteira brasileira, Corumbá transformou-se no principal entreposto comercial da região. A cidade conta com construções que refletem o passado do comércio corumbaense. Outra característica marcante é a culinária, que tem pratos típicos saborosos, como a peixada pantaneira e o famoso pastel de Corumbá.
Para quem deseja visitar o município e conhecer a fauna do Pantanal, é possível encontrar passeios de chalana, safáris fotográficos e cavalgadas em fazendas. O ideal é ir no inverno, pois o nível das águas diminuem e os animais costumam sair em busca alimento. Mas, se o desejo for conhecer os monumentos, a visita pode acontecer em qualquer época do ano, já que as temperaturas são predominantemente altas, principalmente no verão.
O Casario do Porto Geral de Corumbá, tombado como Patrimônio Histórico Nacional, é considerado um dos principais cartões postais da cidade, com uma série de construções que reproduzem em sua arquitetura o passado do comércio corumbaense. Os casarões abrigam estabelecimentos comerciais, lojas de artesanato e bares.
Outros pontos históricos são: a Praça da Independência, inaugurada em 1917, com quatro esculturas que representam as estações do ano, que foram doadas por um conde italiano; e a Casa do Massa Barro, criada em 1982 para incentivar a arte em cerâmica. No local há a impressionante imagem de São Francisco reproduzida em casca de árvores nativas.
A cidade conta ainda com o monumento Cristo Rei do Pantanal, situado no topo do Morro do Cruzeiro, de onde é possível contemplar as paisagens típicas da região e apreciar o exuberante pôr do sol pantaneiro.
LINK|-|https://drive.google.com/file/d/171HrN3NvXbcoxyoNzy2MEzgPtXAUuuBU/view?usp=sharing|-|Leia essa e mais matérias na 7° edição da CGCity!