Por Lauren Netto
Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, se destaca como a única capital brasileira a ter duas mulheres competindo no segundo turno das eleições municipais. A atual prefeita Adriane Lopes (PP), que obteve 31,67% dos votos, enfrentará Rose Modesto (União Brasil), que recebeu 29,56% dos votos.
A definição da disputa 100% feminina ocorreu rapidamente, com as urnas fechando às 17h do último domingo (6) e os resultados sendo confirmados por volta das 18h30.
Adriane Lopes, primeira mulher a assumir a prefeitura da cidade, busca a reeleição com o apoio de Jair Bolsonaro (PL) e de aliados influentes, como a senadora Tereza Cristina (PP) e o governador Eduardo Riedel (PSDB).
Já Rose Modesto é professora e concorre pela coligação Unidos Por Campo Grande, formada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e pelo União Brasil (União). Em 2008, foi eleita vereadora por Campo Grande, tendo sido reeleita em 2012. Em 2015, ocupou o cargo de vice-governadora do Mato Grosso do Sul. Em 2018, foi eleita deputada federal. Já concorreu aos cargos de prefeita e de governadora, em 2016 e em 2022, não tendo sido eleita.