Algumas das atrações imperdíveis das cidades turísticas do Mato Grosso do Sul estão localizadas no município de Jardim. Considerado um excelente destino para aqueles que desejam apreciar as riquezas naturais da região e aproveitar os passeios em ecoturismo. O cenário conta com pássaros de diferentes espécies, rios de água cristalina e cachoeiras deslumbrantes.
Fundada em 1946, a cidade de Jardim, em conjunto com Bonito e Bodoquena, integra o Complexo Turístico da Serra da Bodoquena. O solo com elevada concentração de calcário favorece a formação de dolinas e grutas, além de facilitar a visualização do que está submerso nas águas, possibilitando ao turista contemplar cada detalhe de peixes e de plantas aquáticas, sem necessidade do uso de máscara de mergulho.
A melhor época para conhecer a cidade depende dos objetivos do viajante. Para quem deseja conhecer a biodiversidade local, observar os animais em seu habitat e contemplar as cachoeiras, o ideal é visitar a região nos meses de verão, de dezembro a meados de março. Neste período, o clima fica quente e chuvoso, o que garante a vegetação verdejante e rios cheios, atraindo animais de diversas espécies em busca de alimento. Mas a chuva torna a água dos rios mais turvas e, se a intenção for flutuar por rios cristalinos, o ideal é programar a viagem para os meses de estiagem, de junho a setembro, quando não chove na região.
O principal destino turístico da cidade é o Buraco das Araras, uma dolina de 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência. Nas paredes avermelhadas, vivem cerca de 120 araras-vermelhas e mais de 150 espécies de aves diferentes, como: curicacas, carcarás, pássarospretos, gralhas, papagaios e periquitos. Para alcançar o mirante ao redor do buraco, é necessário fazer uma trilha de 970 metros. Ao chegar nas plataformas, há lunetas instaladas para observar os pássaros.
Para quem deseja fazer flutuação e passeio de barco, o Recanto Ecológico Rio da Prata é o lugar ideal. O recanto protege o encontro entre os rios da Prata e Olho d’Água, oferecendo ao visitante várias possibilidades turísticas. Na região, as águas são cristalinas e possibilitam a observação da fauna e flora subaquática, mesmo sem equipamento especial. Há também passeios a cavalo, trilhas ecológicas e restaurantes típicos pantaneiros.
LINK|-|https://drive.google.com/file/d/171HrN3NvXbcoxyoNzy2MEzgPtXAUuuBU/view?usp=sharing|-|Leia essa e mais matérias na 6° edição da CGCity!