Por Vinícius Reis
Neste 11 de outubro o estado de Mato Grosso do Sul comemora 45 anos de um estado consolidado na indústria e no bem estar de cada cidadão que vive por aqui. Foi em 1977 que ocorreu a divisão do estado, tornando uma região com dois estados, o Mato Grosso e o nosso tão querido MS.
Com 2,84 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) total de R$ 106,9 bilhões, o Estado ocupa a 16ª posição no Brasil, participando com 1,45% do PIB brasileiro, e fica em 8º lugar no PIB per capita, com R$ 38.483. O setor industrial é responsável por 22% do PIB de Mato Grosso do Sul, com R$ 20,5 bilhões, ficando atrás apenas do setor de serviços e comércio, que responde por 41% de todo o PIB estadual, com R$ 38,8 bilhões. Quanto à geração de empregos, a indústria emprega 24% dos trabalhadores formais de Mato Grosso Sul, um total de 143,83 mil profissionais.
Um estado moderno e que vem se desenvolvendo cada dia mais com a indústria, agronegócio, tecnologia e geração de emprego para a população. Um estado desenvolvido em diversas áreas e com um DNA ligado ao agronegócio que alavanca a economia do estado levando destaque ao MS mundo afora.
Com obras em todos os municípios, o MS é o que mais investe no país. No primeiro semestre, foram R$ 445,08 por habitante, enquanto São Paulo investe R$ 143,96. Os números conquistados pelo estado não são resultado apenas das obras públicas, mas também do desempenho do agronegócio e da atração de investimentos privados.
De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), MS está recebendo R$ 55 bilhões de investimentos com previsão de geração de 27 mil empregos diretos, além de milhares de indiretos que decorrem da instalação dessas empresas.
Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, entre 2000 e 2020, a área agrícola do país cresceu 230 mil km² e a vegetação natural diminuiu 513 mil km². Mato Grosso do Sul é um dos estados com destaque nesse resultado.
Pontos positivos e que somam cada vez mais para nosso estado crescer em qualidade, cidadania e bem estar a toda população. Ser sul-mato-grossense é comemorar vitórias diárias, é estar junto aqueles que fazem o estado crescer e ser destaque em seus diversos setores em todo o país é mostrar para todo o Brasil o quanto de maravilhas temos em nosso bioma.
O MS é um estado para todos viver bem, em paz e com muito respeito ao próximo, os municipios que compõem o estado cada um é caracterizado pelo seu desempenho, pelas pessoas que aqui vivem, que fazem o estado um lugar para morar com igualdade e consolidado em nossas riquezas naturais.
Fazer parte da história de um estado que comemora 45 anos é de se orgulhar, é viver bem, é ser pioneiro em muitas áreas, geração de emprego, cidadania, bem estar, educação e muito mais.
O MS Conecta parabeniza o nosso estado para vivermos cada dia melhor, e sempre contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento.