Viajar para a Suíça é embarcar na cultura helvética rumo à famosa terra do chocolate. O país traz uma bagagem de curiosidades locais, encanta os turistas com as cidades de bairros medievais e influencia o mundo com a sua produção de chocolates e relógios. O local também é conhecido por seus lagos incríveis, picos elevados dos Alpes e estações de esqui.
A população da Suíça é de quase 9 milhões de habitantes divididos em 26 estados independentes, nomeados de “cantões”. Para os turistas que desejam conhecer a região, é importante considerar a existência de quatro idiomas oficiais no país: o alemão, o francês, o italiano e o romanche. O estudante brasileiro Philipp Diez, que mora no local desde os 16 anos, garante que não é necessário contratar um tradutor se o viajante souber falar a língua inglesa.
O país possui clima temperado, característica de regiões com grande amplitude térmica. Nos meses de inverno, a temperatura pode variar entre -3ºC e 18ºC em um único dia! Outra característica marcante da Suíça são as estações bem definidas. “A melhor estação do ano para viajar para a região depende do objetivo da viagem do turista”, explica Philipp. Para quem deseja fazer caminhadas, conhecer os lagos azuis e os festivais, o ideal é visitar no verão. Já o inverno é a melhor época para tomar chocolate quente e praticar esportes, como o esqui.
“Museus e algumas atrações turísticas costumam ser caros para visitação, sendo mais em conta adquirir o Swiss Pass”, conta Philipp. Este cartão dá descontos nas entradas dos passeios e possibilita circular pela cidade em meios de transportes diferentes.
As cidades mais famosas e populares são: Berna (capital), Zurique, Genebra, Lucerna, Brasiléia, Lugano e Lausane. A culinária possui influência alemã, francesa e italiana. É comum ver refeições com muitas batatas e pães variados. Os pratos típicos da região são os Fondues, Rosti (espécie de massa de batatas recheada), Raclette (um tipo de queijo que é apreciado com batatas, pepinos, cornichons e cebolas-pérola) e Birchermüesli (flocos de cereais com pedacinhos de frutas e leite).
Passeios imperdíveis:
- Lago Lucerna;
- Catedral St Pierre;
- Castelo de Chillion;
- Catedral de Notre Dame.
LINK|-|https://drive.google.com/file/d/171HrN3NvXbcoxyoNzy2MEzgPtXAUuuBU/view?usp=sharing|-|Leia essa e mais matérias na 6° edição da CGCity!