Olimpíadas Paris 2024: veja as principais novidades

Com novas modalidades, avanços na igualdade de gênero e abertura fora dos estádios, a Olimpíada de Paris gera grande expectativa

19/04/2024 00h00 - Atualizado em 19/04/2024 às 20h36

Por Andrella Okata

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão chegando e com eles uma série de novidades. Com a cerimônia de abertura agendada para 26 de julho e encerramento em 11 de agosto, a edição contará com 32 esportes, 48 modalidades e 329 competições.

Cerca de 10.500 atletas de 206 países participarão dos Jogos este ano, 600 atletas a menos em relação à Olimpíada de Tóquios 2020.

A cada quatro anos, o país anfitrião pode incluir esportes na disputa e, a novidade dos Jogos de Paris são duas novas modalidades: canoagem slalom extremo e o breaking dance.

Canoagem Slalom Extremo:

Também conhecida como caiaque cross, nessa modalidade quatro barcos competem em um percurso aquático para cruzar a linha de chegada. Considerada a categoria mais radical da canoagem, será disputada tanto no masculino quanto no feminino. As promessas do Brasil para a competição nesta categoria são os atletas Ana Sátila, campeã mundial em 2018, e Pedro Henrique Gonçalvez, atual campeão mundial.

Breakdance:

Essa modalidade consiste em uma batalha entre "breakers", "B-Girls" ou "B-Boys", ao som de um ritmo escolhido por um DJ. A competição envolve duelos diretos entre dois competidores, que criam uma coreografia única com base na batida. Com torneios masculinos e femininos, um total de 32 atletas (16 para cada categoria) competirão individualmente, com duração máxima de 60 segundos. É a estreia da modalidade em uma competição.

Além das novas modalidades, três esportes que estiveram presentes em Tóquio 2020 não estarão nos próximos Jogos Olímpicos, são eles: karatê, beisebol e softbol.

Equidade de Gênero:

Para a próxima Olimpíada, outra novidade é a busca pela igualdade de gênero nos torneios. Esta será a primeira edição dos Jogos a alcançar paridade numérica de gênero nas competições, com um total de 10.500 atletas, sendo 5250 mulheres e 5250 homens.

Abertura Fora dos Estádios:

Pela primeira vez, a cerimônia de abertura ocorrerá fora de um estádio. O Rio Sena será o protagonista deste evento, com o desfile dos atletas em barcos navegando pelos pontos tradicionais da cidade. Assim, grande parte do público terá acesso gratuito ao evento, que contará com com cerca de 80 telões e caixas de som espalhados pelos arredores do Sena. Aqueles que desejarem assistir à cerimônia mais de perto, da ponte Austerlitz à ponte de Iéna, precisarão comprar ingressos.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros