Por redação
O Carnaval de 2024 injetou mais de R$ 20 milhões na economia de Campo Grande, conforme dados divulgados pela Câmara de Dirigentes Lojistas local. A entidade está otimista e antecipa que, por conta da realização do Enterro dos Ossos neste sábado (17), o saldo final pode ser ainda melhor.
Durante os dias de folia, 60 ambulantes, devidamente cadastrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), foram autorizados a operar na praça de alimentação instalada na Esplanada Ferroviária. Neste ano, a festividade teve recorde de público, com mais de 80 mil foliões festejando na Esplanada Ferroviária e na Praça do Papa.
Para o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila o crescimento da festa na capital fortalece a economia. “O valor estimado representa uma injeção na economia campo-grandense, vemos neste momento, uma mudança na percepção do Carnaval e uma aceitação maior da tradicional festividade. Campo Grande começa a fazer parte desse fenômeno nacional na formação de blocos, algo que era ainda tímido por aqui. Com a explosão da festa não é só alegria que vai para a avenida, mais emprego e renda para as pessoas”.
Os proprietários da Dip’s Food, Ingrid dos Santos Khalil Dipe e Diego Mackenna Dipe participam de diversos eventos pela cidade e se surpreenderam com o Carnaval. “Nós somos um food truck de hot-dog e participamos do carnaval pelo edital da prefeitura. Economicamente falando sobre o carnaval da Esplanada foi uma explosão em vendas. A gente teve uma procura muito grande desde o primeiro dia. Tanto nosso público fiel, que viu nas nossas redes que estaríamos lá foi, quanto o público local que não nos conhecia, aprovou nosso produto, e voltou nos outros dias. Tivemos muito retorno”, afirma Ingrid Dipe.
Luis Sakate Pais, do CapivaS Cervejaria, conta que esta foi primeira vez que participou do carnaval de rua e não tinha muitos parâmetros para comparar. Ele foi com uma expectativa alta, mas sem uma meta específica. “No andamento dos cinco dias fomos bem surpreendidos com a estrutura e organização do evento, as nossas vendas foram ótimas e tivemos excelentes resultados, que vão além das vendas, pois conseguimos apresentar o nosso produto para muitas pessoas que nunca tinham experimentado e acabamos tendo muitos feedbacks positivos”.