Por redação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta de tempestade para grande parte de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (11). São 76 municípios que entram sob aviso, dentre eles Campo Grande e a segunda maior cidade do estado, Dourados. O alerta é válido até as 10h de sexta-feira (12).
Na capital, o Instituto prevê chuva nos três períodos do dia, bem como trovoadas isoladas. As temperaturas no município variam entre 23ºC e 30ºC, apesar do aviso.
O aviso de nível amarelo, com grau de severidade perigoso. Pode chover de 20 a 30 mm por hora ou 50 mm ao dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h e queda de granizo.
A condição no tempo reforça o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. As orientações são evitar abrigo debaixo de árvores ou placas de publicidade pelo risco de queda. Outra atenção é desligar aparelhos eletrônicos e quadro de energia elétrica.
A previsão do tempo do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima indica a continuidade de sol com variação de nebulosidade e probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada em Mato Grosso do Sul. De acordo com a meteorologista e coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes pontualmente podem acontecer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
"Essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao intenso transporte de calor e umidade juntamente com a aproximação de uma frente fria", destaca a especialista.
Em grande parte do Estado as temperaturas mínimas variam entre 23°C e 26°C e a máxima pode atingir os 35°C. Contudo, em especial na região sudeste a mínima varia entre 28°C e 39°C. Já em Campo Grande os termômetros varia entre 23°C e 32°C.