Por Vinícius Reis
A maioria dos países que estão na lista de mais ricos do mundo não estão entre os maiores ou mais poderosos. Muitos, de fato, estão entre os menores: Luxemburgo lidera a lista publicada pela Global Finance. Nos dados referentes ao ano corrente e em uma lista de mais de 190 países, Luxemburgo é o país com o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita: 140,694 dólares. Já o Brasil se encontra em 92° na lista de países mais ricos.
Logo atrás do Luxemburgo estão Singapura (131,580), Irlanda (124,596) e Catar ( 112,789). Em quinto e sexto lugares, respectivamente, estão Macau (85,611) e Suíça (84,658). Os Estados Unidos ocupam o nono lugar, depois da Noruega.
Na análise feita pela Global Finance sob os países mais ricos do mundo, a classificação vem através do PIB. A organização observa que “mesmo os países mais ricos têm alguns cidadãos vivendo na pobreza e mesmo os mais pobres abrigam vários residentes extremamente ricos, mas é um indicador justo de saúde financeira geral de um país”.
O PIB per capita é um dos indicadores de medição do grau de desenvolvimento econômico de um país. O valor é obtido a partir da divisão da riqueza nacional pelo número de habitantes de um país. Em Luxemburgo, a riqueza está nos setores financeiros, em políticas fiscais prudentes e setores industriais e siderúrgicos dinâmicos. Ainda assim, o Fundo Monetário Internacional (FMI) destaca que a mudança de um cenário em mutação do Brexit e as mudanças de políticas para os EUA podem criar instabilidade no mercado.
Entre os principais fatores que levam à riqueza em vários países pequenos, incluindo Luxemburgo, Suíça e Cingapura, estão setores financeiros sofisticados e regimes tributários estruturados para atrair investimentos estrangeiros e talentos profissionais. Outros no top 10 da lista, como Catar, Brunei e Emirados Árabes Unidos, possuem grandes reservas de hidrocarbonetos e outros recursos naturais lucrativos. Macau é o paraíso dos jogos de azar da Ásia e com seus negócios de cassino atrai hordas de turistas ricos.
Uma curiosidade: Luxemburgo é conhecido por ser um dos países com mais carros por pessoa no mundo. São mais de 600 veículos a cada 1.000 pessoas. Além do mais, o banco em Luxemburgo é o maior setor de sua economia, com uma base de ativos de mais de US$ 1.24 trilhões.