EUA bate recorde com mais de 1,1 milhão de vistos emitidos para brasileiros em 2023

Segundo a embaixada, aumento se dá após um esforço conjunto dos consulados pelo Brasil para reduzir as enormes filas de espera para entrevistas

03/01/2024 00h00 - Atualizado em 08/01/2024 às 15h52

Por redação

Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira, 5 de janeiro, a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil anunciaram um feito notável: o registro de um recorde de mais de 1,1 milhão de vistos emitidos para brasileiros ao longo do ano de 2023. O aumento expressivo foi atribuído a um esforço conjunto dos consulados espalhados pelo Brasil, visando diminuir as extensas filas de espera para entrevistas e emissão de vistos, conforme revelado pela embaixada americana.

Os dados revelaram que os estados com consulados que mais contribuíram para esse marco foram São Paulo, com a emissão de 517 mil vistos, seguido pelo Rio de Janeiro, com 230 mil, Brasília, com 173 mil, Porto Alegre, com 118 mil, e Recife, com 87 mil vistos.

Quanto aos procedimentos para obter o visto para os EUA, a maioria dos vistos americanos, incluindo o de turismo conhecido como B1/B2, tem um custo de US$ 185, com uma taxa de aprovação de 85% no Brasil. O processo envolve o preenchimento dos formulários do Departamento de Estado dos EUA, disponíveis no site do visto, com opção de escolher o idioma desejado.

O pagamento da taxa pode ser efetuado por cartão de crédito ou boleto bancário. Após a confirmação do pagamento, o sistema de agendamento é liberado, permitindo que o solicitante escolha a data da entrevista (para primeiros vistos) ou da entrega dos documentos (para renovações).

A devolução dos passaportes ocorre em até 15 dias úteis após a entrega dos documentos, sendo possível retirá-los presencialmente nos consulados mediante agendamento ou optar pelo envio por Sedex, com a despesa de postagem a cargo do solicitante.

O comunicado destaca que estão dispensadas de entrevistas as pessoas com vistos vencidos até 48 meses, menores de 13 anos e maiores de 80 anos. A Embaixada sugere que famílias que viajam juntas realizem um único pedido de agendamento, abrangendo até dez pessoas, e que, caso uma pessoa do grupo precise de uma entrevista para o primeiro visto, todos devem comparecer.

As entrevistas são conduzidas em português, e a orientação do governo americano é que as passagens para a viagem não sejam adquiridas antes da obtenção do visto.

A Embaixada enfatiza que não há serviço de despachante ou agência de viagem com acesso privilegiado às informações sobre as datas de agendamento, nem com capacidade de furar a fila de espera.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros