Por redação
Em um cenário marcado pelo expressivo excedente brasileiro e pela menor oferta norte-americana, as projeções indicam que o Brasil está no caminho para se tornar o principal exportador mundial de algodão em pluma em 2024.
De acordo com análises do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os pesquisadores apontam que o cultivo da temporada 2023/24 no Brasil será impulsionado pelos atrasos na semeadura de soja no Cerrado. Essa condição, segundo especialistas, contribuirá para manter um excedente interno robusto não apenas ao longo de 2024, mas também durante parte do ano de 2025.
Dessa maneira, os prognósticos sugerem que o Brasil está encaminhado para superar os Estados Unidos, tradicionalmente um dos maiores produtores mundiais, e consolidar-se como o terceiro maior produtor global na temporada 2023/24.
O contexto favorável do país, aliado às condições climáticas e estratégias de cultivo, posiciona o Brasil como um ator central no mercado global de algodão em pluma, representando um avanço significativo na economia agrícola brasileira.