Por Marina Gabriely
Final de ano e recesso e/ou férias é uma combinação conhecida, mas o que fazer quando se tem animais domésticos? Para além do agendamento das datas, busca por hospedagem, passagem e organização de viagens, os donos de pets também possuem a difícil tarefa de encontrar com quem deixar seu animalzinho.
Pensando nisso, nós reunimos algumas opções disponíveis na capital para hospedagem de animais com segurança. É importante atentar-se para as datas e disponibilidade dos tutores e locais, por conta da alta demanda, existe o risco de as vagas esgotarem.
Dog Hero - Fundado em 2014, o Dog Hero é um startup destinado a serviços para pets como hospedagem, creche e pet sitter. Esses serviços são ofertados por terceiros, sendo a plataforma online apenas o meio que conecta os donos com os possíveis ‘heróis’, como são apelidados os cuidadores.
Tendo como principal mecanismo o aplicativo para o telefone, a funcionalidade é bem parecida com a da plataforma de hospedagem AirBnB – só que nesse caso, para pets. Na plataforma, é possível entrar em contato com o herói para saber sobre a disponibilidade, fazer um teste de adaptação e checar referencias.
Hotéis de hospedagem - Para quem procura uma opção completa e com contato com outros animais, a capital oferece uma variedade de hotéis exclusivos para pets com diárias que variam de acordo com o tamanho e especificidades do animal – como a Personal Pets CG (@personalpetscg), a Clau Pet Hotel (@claupetsitter), o Hug Dog Hotel (@hugdog.cg), o Hotel Funny Pet (@hotelfunnypet) e o Bicho de Colo Hotel Pet (@bichodecolocg).
Essas hospedagens possuem uma equipe especializada e fornecem atividades de lazer, assim como Day Care. Nessa opção, é importante verificar a disponibilidade com antecedência, pois a maioria tem vagas limitadas para essa época do ano, além de manter o cartão de vacina em dia e realizar um período de adaptação.
Pet/Cat Sitter - Caso não queira tirar seu pet do seu habitat natural (sua casa), existe a opção de contatar uma Pet Sitter para fazer visitas diárias e higienizar, alimentar, e brincar o seu pet. Alguns dos hotéis citados na opção anterior também oferecem essa possibilidade, como a Clau Pet Sitter e o Personal Pets CG. Para essa alternativa, é recomendado que encontre uma pessoa de confiança.
Levar o pet para o destino final - Por fim, também tem a possibilidade de levar o seu pet com você! Mas, para isso, é importante se atentar a algumas regrinhas de viagem interestadual:
- Todos os animais devem viajar em caixa de transporte apropriada, independentemente do veículo;
- A vacina da raiva, aplicada anualmente a partir dos três meses, deve estar em dia;
- Atestado de saúde sanitária feito e assinado por um médico veterinário.