Cidades de MS estão há três dias consecutivos sem aparecer como as mais quentes do país

Última vez que os municípios sul-mato-grossenses apareceram no ranking foi na segunda-feira (25)

26/12/2023 00h00 - Atualizado em 30/12/2023 às 18h23

Por redação

Os municípios de Mato Grosso do Sul estão há três dias consecutivos sem integrar o ranking das 10 cidades mais quentes do país. O levantamento é divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na última quinta-feira (28), a capital mais quente do país foi Cuiabá, que registrou 40ºC.

Na segunda-feira (25), Nhumirim, na região do Pantanal sul-mato-grossense, registrou 39.4 °C. Na ocasião, foi a 9° cidade mais quente do país. Essa foi a última vez que o estado integrou a lista de cidades "pelando".

Mesmo assim, não é hora de comemorar tão cedo. O prognóstico de verão divulgado no início do mês pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) aponta que as temperaturas recordes serão recordes em Mato Grosso do Sul neste verão.

Especialmente entre janeiro e março, os dias podem chegar a 43ºC. O fenômeno El Niño, descrito como o aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial, atingiu níveis altos até então, com efeitos significativos nas ondas de calor.

Neste verão, o fenômeno pode atingir seu nível máximo, que pode resultar em bloqueios de pressão atmosférica propícios para novas ondas de calor durante a estação em Mato Grosso do Sul.

Tempestade - O Inmet alerta para tempestade em 22 municípios do estado nesta sexta-feira. O aviso é válido até as 10h. O alerta indica chuvas intensas e ventania em diversos pontos.

Há possibilidade de tempestade com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40-60 km/h, bem como risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros