Por redação
O projeto Catedral Erudita busca ampliar o acesso à música clássica em espaços religiosos na capital. Foram sete concertos realizados no mês de dezembro em diferentes igrejas ao redor de Campo Grande. Neste domingo (24), na véspera do Natal, os músicos envolvidos na ação encerram a última apresentação do ano, na Igreja Batista Vilas Boas, localizada na avenida Bom Pastor, às 19h30.
A apresentação deste domingo integra os Concertos Camerata Madeiras Dedilhadas e Projeto Coro Infanto Juvenil da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A regência é realizada por Marcelo Fernandes e Ana Lucia Gaborim – Solista Luciana Fisher.
Os músicos já se apresentaram na Igreja São José, Quarta Igreja Batista de Campo Grande, Igreja Cristo Luz e encerram hoje, na Igreja Batista em Villas Boas. A outra parte do projeto foi realizada pela Orquestra Sinfônica de Campo Grande e Coro Lírico Cantarte, sob Regência Eduardo Martinelli.
Nessa outra etapa, as apresentações foram realizadas na Igreja São Francisco, Igreja Auxiliadora, Igreja Santo Afonso e Igreja Presbiteriana Central.
O Catedral Erudita teve início este ano durante o Festival América do Sul, em Corumbá, no mês de novembro, e o sucesso alcançado garantiu sua continuidade, agora na Capital. Trata-se de um projeto cultural que busca integrar a música clássica e erudita com o contexto das catedrais católicas e evangélicas, enriquecendo a experiência dos fiéis e da comunidade através da arte sonora.
Essa iniciativa busca trazer apresentações ao vivo de renomados músicos e orquestras em locais sagrados, unindo a riqueza da arte musical com a atmosfera espiritual das catedrais, fortalecendo a identidade cultural e religiosa nas comunidades envolvidas.