Por redação
O Brasil possui o maior mercado de jogos da América Latina. Dos 284,7 milhões de jogadores da região, aproximadamente 104 milhões são brasileiros. Os dados são da empresa de inteligência eMarketer.
O país ficou na frente dos Estados Unidos, Japão e Coreia quando o assunto é consumo de games. Nestes países, o crescimento foi cerca de 2%. A empresa estima que, para o próximo ano, o crescimento da indústria de games no Brasil pode chegar a 4%. México e Argentina são outros dois países que se destacam em ritmo de crescimento junto com o Brasil.
Em 2023, o país se foi responsável por boa parte do crescimento de 4,35% do setor na América Latina. De acordo com a eMarketer, o Brasil alcançou 47,6% na dinâmica da população digital. No México e na Argentina esse número é de 43,2% e 43,5%, respectivamente.
O analista Daniel Konstantinovic afirma que os dados são positivos. “Mesmo com essa forte penetração digital, o crescimento do país é forte [...] e crescimento do país tornou-o um mercado importante para empresas globais de jogos que procuram fazer incursões na América do Sul e na América Latina. A Epic Games, criadora do Fortnite, adquiriu o estúdio brasileiro Acquiris em abril e o transformou na Epic Brasil, seu primeiro estúdio na América Latina”.
Em setembro deste ano, a consultoria Newzoo indicou que o Brasil é o décimo maior mercado de games do mundo, com mais de 100 milhões de jogadores que gastaram 2,7 bilhões de dólares em 2022. A perspectiva é que os jogadores brasileiros gastem perto de 3,5 bilhões de dólares até 2025, uma taxa de crescimento médio acumulado em 10% desde 2020.
A 10ª Pesquisa Game Brasil, que aponta o comportamento do consumidor de jogos digitais, mostra diversas mudanças no cenário do consumo de jogos eletrônicos no país neste ano. O aumento do número de mulheres "gamers", principalmente por conta dos avanços e popularização dos smartphones, é significativo.
Hoje, o público feminino representa 46,2% dos gamers no país, o que reforça a diversificação e abrangência do segmento.