Por redação
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) sancionou lei que permite a instalação de grades de proteção nos viadutos e passarelas da capital, a fim de prevenir tentativas de suicídio e até arremesso de objetos. O texto foi publicado nesta terça-feira (19), no Diário Oficial (Diogrande), com dois vetos.
A nova Lei autoriza a instalação de telas e gaiolas de proteção nas passarelas e viadutos, administradas pelo município de Campo Grande, bem como naquelas sob concessão da iniciativa privada. De acordo com a justificativa do PL, suicídios em vias públicas, notadamente em viadutos e passarelas, resultam de uma complexa interação de fatores, sociológicos, culturais e ambientais.
É importante ressaltar que o suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar diversos indivíduos. O risco não se restringe à esfera do suicida, e coloca em xeque as vidas das pessoas que transitam diariamente nas ruas e avenidas das cidades.
O projeto de lei foi apresentado no início do ano pelo vereador Coronel Villasanti, "O Projeto de Lei atende solicitação do Grupo Amor Vida (GAV), que presta um serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise através do telefone 0800 750 5554, e do Núcleo de Prevenção ao Suicídio da UFMS, liderado pelo Capelão e psicólogo Major Edilson Reis. Em breve o Plano Municipal de prevenção ao suicídio estará pronto e poderemos fazer muito mais para salvar vidas em detrimento aos transtornos mentais que assolam principalmente jovens e idosos atualmente", explicou.
Ajuda - Se precisa de ajuda para lidar com questões de saúde mental, o Grupo Amor à Vida (GAV) presta atendimento gratuito na Capital. Pessoas em crise pode ligar para os voluntários pelo número 0800 750 5554.