Por redação
O verão inicia nesta quinta-feira (21), mais especificamente às 23h27, e promete ter temperaturas recordes em Mato Grosso do Sul, que podem chegar a 43ºC. É o que indica o prognóstico desta estação divulgado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
As chuvas, por sua vez, devem ficar abaixo da média histórica para o período. Conforme o documento do Cemtec, estão previstas chuvas entre 500 a 700 milímetros em grande parte do Mato Grosso do Sul. Em parte das regiões sul, pantaneira e sudoeste, variam entre 400 a 500 mm.
O verão é marcado por dias mais longos e noites mais curtas, em decorrência da maior incidência de radiação solar no Hemisfério Sul. "Uma característica típica do verão são as mudanças repentinas do tempo, ocorrendo chuvas de rápida duração conhecidas como chuvas de verão, pancadas de chuvas ou, tecnicamente, como chuvas convectivas", indica o Cemtec. Essas tempestades devem ocorrer com mais frequência no período da tarde, devido ao maior aquecimento diurno.
Os valores recordes das temperaturas devem chegar entre janeiro e março de 2024. O fenômeno El Niño, descrito como o aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial, atingiu níveis altos até então, com efeitos significativos nas ondas de calor.
Neste verão, o fenômeno pode atingir seu nível máximo, que pode resultar em bloqueios de pressão atmosférica propícios para novas ondas de calor durante a estação em Mato Grosso do Sul.