Por redação
Com encerramento do prazo em 31 de dezembro, cerca de oito mil pessoas podem ficar sem a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Mato Grosso do Sul. Conforme divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Departamento Estadual de Trânsito, 7,9 mil processos estão "estacionados".
Os processos compreendem as habilitações de categoria "A", para motocicletas, e "B", para carros. Destes, 3,9 mil que estão parados somente em Campo Grande. O prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é para a conclusão da primeira habilitação iniciada durante a pandemia, entre os anos de 2019 a 2022.
Nos últimos seis meses, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) adotou diversas medidas para ampliar a oferta de vagas de exames práticos: mutirões, ampliação na oferta de vagas durante a semana, e a inclusão do sábado e até mesmo em feriados no cronograma de agendamentos.
Alguns mutirões, especialmente os realizados em vésperas de feriado, ficaram muito abaixo do quantitativo de vagas disponibilizadas. No dia 4 de setembro, por exemplo, foram preenchidas apenas 54% das 300 vagas ofertadas. O mesmo se repetiu no feriado de 15 de novembro, quando apenas 8% das 320 vagas ofertadas foram preenchidas.
Neste mês de dezembro, foi mantida a oferta de vagas extras para exames práticos aos sábados. De acordo com a Divisão de Exames, no dia 2 foram disponibilizadas 300 vagas, sendo 150 por período, e no dia 9, foram 320. Para o dia 16, serão abertas 300 vagas para exame prático na categoria B.