Por redação
Mato Grosso do Sul agora conta com um programa estadual de castração e defesa dos animais, o Plano MS Vida Animal. O lançamento oficial ocorreu nesta quarta-feira (13), no auditório Germano Barros de Souza, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, com autoridades e diversos protetores de animais.
As diretrizes do plano são castração e a conscientização contra os maus-tratos. A ideia, conforme divulgado, é circular caravanas com possibilidade de castração de até 300 animais por dia. As prioridades serão as regiões endêmicas para que se possa controlar os números de zoonoses.
O investimento inicial de R$ 6 milhões para a Caravana da Castração advém de emendas parlamentares da senadora Soraya Thronicke e do deputado federal Beto Pereira.
Pela legislação, maus-tratos contra animais é crime, e existe uma delegacia especializada em atender estas ocorrências. No dia a dia do titular da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista), Bruno Urban, o que não faltam são cenas lamentáveis de violência e abandono vividas pelos pets.
Há sete meses, foi implantada a Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal, pasta ligada à Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania). O assessor da pasta, Carlos Eduardo Rodrigues explica que, a partir de pesquisas em cima de projetos realizados pelo País, a Assessoria Especial chegou ao formato de um ônibus itinerante com estrutura para castrar de 200 a 300 animais por dia.
“O animal sai castrado, microchipado, porque a gente também quer falar sobre o combate aos maus-tratos e a guarda responsável. Então, todo animal de forma gratuita, independente de peso e sexo, ele vai poder participar desta caravana da castração”, completa Carlos Eduardo.