Por redação
Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram, em segunda votação nesta terça-feira (12), o Projeto de Lei que visa inserir "Estado do Pantanal" como cognome do território sul-mato-grossense. O texto segue para análise do governador Eduardo Riedel, que pode reprová-lo ou sancioná-lo.
Conforme justificativa da matéria, o Pantanal é um bioma reconhecido internacionalmente por sua excepcional biodiversidade, incluindo uma vasta gama de espécies de flora e fauna. O texto elenca a diversidade de aves, mamíferos, peixes e plantas, que representa um tesouro de valor inestimável, merecendo ser reconhecido e valorizado.
O autor do projeto é o deputado Junior Mochi. “O Pantanal é uma joia da natureza cuja maior porção - 2/3 (dois terços) -, encontra-se em território sul-mato-grossense e está íntima e intrinsicamente ligado com a cultura de nosso povo. Temos o privilégio de termos em nosso Estado essa preciosidade ambiental e a obrigação de dar-lhe o destaque de direito”.
O deputado, ainda, explica que o cognome pode agregar mais valor turístico ao estado. "O reconhecimento oficial do Mato Grosso do Sul como o "Estado do Pantanal" pode fortalecer essa oferta turística e contribuir para o desenvolvimento econômico da região de maneira consciente e equilibrada", diz a justificativa do projeto.
Com pareceres favoráveis da Comissão de Serviço Público, Obras, Transporte e Infraestrutura e Administração e da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, a matéria segue à sanção.