Pesquisa coloca Nelsinho Trad como o melhor senador por MS

Estudo ouviu 3 mil pessoas de Mato Grosso do Sul; Nelsinho Trad aparece com 35% de aprovação

12/12/2023 00h00 - Atualizado em 17/12/2023 às 00h12

Por redação

O Instituto Ranking Brasil Inteligência divulgou pesquisa realizada entre os dias 5 e 12 de dezembro sobre a aprovação dos senadores por Mato Grosso do Sul. Para 35,2% dos sul-mato-grossenses, Nelsinho Trad (PSD-MS) é considerado o melhor político a ocupar o cargo atualmente, seguido por Tereza Cristina (PP-MS), que tem 32,8%.

A terceira em aprovação pelos residentes do estado é a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que tem somente 7% de aprovação. Foram entrevistadas 3 mil pessoas, das quais 25% não sabem ou não responderam.

O levantamento é do tipo quantitativa, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado em entrevistas com abordagem pessoal em ponto de fluxo populacional, domiciliar e por telefone, significando que todos tiveram a mesma chance de serem sorteados para responderem ao questionário.

Dos entrevistados, 1.242 residem em Campo Grande, 269 em Dourados, 151 em Três Lagoas, 122 em Ponta Porã, 119 em Corumbá, 72 em Naviraí, 70 em Aquidauana, 68 em Nova Andradina, 64 em Sidrolândia, 61 em Paranaíba, 55 em Maracaju, 52 em Coxim, 52 em Amambai, 50 em Rio Brilhante, 42 em São Gabriel do Oeste, 41 em Caarapó, 40 em Ivinhema, 38 em Miranda, 37 em Chapadão do Sul, 36 em Jardim, 36 em Anastácio, 35 em Bataguassu, 34 em Bonito, 34 em Aparecida do Taboado, 32 em Fátima do Sul, 32 em Bela Vista, 31 em Nova Alvorada do Sul, 29 em Ribas do Rio Pardo, 28 em Cassilândia e 28 em Itaquiraí.

Conforme o Instituto Ranking, a amostra foi realizada de acordo com os dados populacionais disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e TSE/TRE-MS. Os entrevistados foram selecionados aleatoriamente segundo as cotas do estudo em função de variáveis significativas. Para um intervalo de confiança de 95% e um tamanho de amostra de 3.000 entrevistas, a margem de erro máxima estimada foi de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos.

Fica técnica dos senadores
Nelsinho Trad - Médico, iniciou sua carreira política como diretor-adjunto do Instituto de Previdência do Mato Grosso do Sul (Previsul). Em 2002 foi o deputado estadual mais votado de Mato Grosso do Sul. Em 2004, elegeu-se prefeito de Campo Grande e conquistou a reeleição em 2008. Exerce mandato no Senado Federal desde 2019.

Tereza Cristina - A senadora Tereza Cristina (PP-MS) nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do sul. Estudou Agronomia, foi secretaria de Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio e Turismo do seu estado. Elegeu-se deputada federal e foi ministra da Agricultura por três anos e meio. Em 2022, foi eleita para o Senado. Participa das Comissões de Assuntos Econômicos, Meio Ambiente, Agricultura e Infraestrutura. Diz que sempre defendeu a produção agropecuária com preservação ambiental.

Soraya Thronicke - A advogada e empresária Soraya Thronicke tornou-se Senadora da República eleita pelo Mato Grosso do Sul com 373.712 votos, em outubro de 2018. Começou a atuar no universo político participando de movimentos democráticos de rua, liderando protestos contra a corrupção e patrocinando ações judiciais contra abusos de poder e ilegalidades.

No âmbito político, Soraya defende o conservadorismo institucional, o liberalismo econômico e, principalmente, o combate à corrupção. Atualmente, é Presidente do União Brasil Mulher, além de presidir a sigla em seu Estado de Mato Grosso do Sul.

No direito, atuou por anos representando famílias, mulheres, crianças e adolescentes em situação de risco e patrocinando ações pro bono em casos de Direito Médico e Direitos Civis. Também atuou em contratos e ações internacionais.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros