Por redação
Audiência Pública na Câmara Municipal de Campo Grande debate, nesta quinta-feira (14), a concessão da Energisa, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica na capital. O debate acontece a partir das 14h no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube.
Após 30 anos, a concessão da empresa privada acaba dia 4 de dezembro de 2027 e o contrato renovado até meados de 2025, no máximo. O Ministério das Minas e Energia pretende renovar a concessão da Energisa por mais 30 anos em alguns estados do país, inclusive em Mato Grosso do Sul.
A audiência foi convocada pela Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos, composta pelos vereadores Luiza Ribeiro (presidente), Júnior Coringa (vice), Valdir Gomes, Clodoilson Pires e Ademir Santana.
Nas redes sociais, o secretário-geral da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU), Elvio Vargas explica que o Ministério abriu um processo de renovação automática da concessão das empresas privatizadas na década de 1990. "Eu acho que é um debate importante. Estou convocando toda a sociedade [..;] e os interessados em debater o papel da Energisa em Mato Grosso do Sul", pontuou.
O debate discutirá atendimento à população e as tarifas, bem como aos trabalhadores e ex-trabalhadores da concessionária. "É um momento importante para nos reunirmos e fazermos esse debate", afirma Elcio Vargas.