Por redação
Por 15 votos contra cinco, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande optaram por arquivar o Projeto de Lei número 10.740/22, que instituiria o "Dia Municipal da Cerveja" na capital sul-mato-grossense. A votação foi realizada ontem (12).
A pretensão era comemorar a data anualmente na primeira sexta-feira de agosto. A maioria dos votos contrários foi por conta do incentivo ao consumo do álcool, que poderia ser estimulado com o dia festivo.
O Projeto de Lei é de autoria do vereador Otávio Trad (PSD). Com os votos contrários, foi arquivado. Conforme a justificativa do texto, "o mercado cervejeiro é um segmento muito promissor, sendo uma das bebidas mais tradicionais e populares de nossa cidade e de todo país".
Dados da pesquisa Retratos dos Consumidores de Cervejas, de 2022, realizada pelo podcast Surra de Lúpulo, indicam que os brasileiros gastam até R$ 400 mensais com cerveja. De acordo com o estudo, 85% dos entrevistados consomem tanto a versão tradicional quanto a opção artesanal.
A data passaria a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Campo Grande. O vereador Otávio Trad não se pronunciou sobre a derrubada do texto.