Por redação
O atual presidente da Rússia, Vladimir Putin anunciou nesta sexta-feira (8) que disputará as eleições de 2024. Caso vença, o político ocupará o cargo de chefe de Estado pela quinta vez, por mais seis anos, isto é, até 2030.
Vladimir Putin pode concorrer a mais dois mandatos de seis anos, podendo permanecer no poder até 2036. O anúncio foi feito durante uma cerimônia de condecoração a soldados no Kremlin.
Putin é o presidente com mais tempo de poder no país russo. O político recebeu a presidência das mãos de Boris Yeltsin em 1999. superando o mandato de 18 anos de Leonid Brezhnev.
As eleições estão marcadas para dia 17 de março do próximo ano. Ontem (7), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden pediu aos republicanos que não deixem Putin ganhar a disputa.
Conforme o presidente norte-americano, uma vitória da Rússia sobre a Ucrânia deixaria Moscou em posição de atacar os aliados da Otan e poderia atrair os EUA para uma guerra. "Se Putin conquistar a Ucrânia, não vai parar por aí", alertou o presidente dos Estados Unidos.