Por redação
Uma das três estátuas de tuiuiús, que embelezam o Aeroporto Internacional de Campo Grande, desabou neste domingo (3) após fortes chuvas que atingiram a capital durante o dia. A Aena, concessionária responsável por gerenciar o terminal, informou, em nota nesta segunda-feira (4), que irá contatar o escultor responsável pela obra para trabalho conjunto de restauração.
Além da queda da estátua, o aeroporto também registrou uma árvore que caiu no estacionamento e atingiu alguns veículos. No terminal de passageiros, foram registrados pontos de vazamento de água. "A Aena assumiu a gestão do aeroporto no dia 13 de outubro e estuda as manutenções necessárias para evitar os problemas causados pelas chuvas", informou a empresa.
Quanto aos veículos, a orientação da Aena foi para a empresa que administra o estacionamento contatar a seguradora do empreendimento. O que mais impressionou os campo-grandenses foi a estátua de tuiuiú. Apesar do incidente, essa não é a primeira vez que um forte temporal a coloca no chão.
A escultura da ave símbolo do pantanal foi construída em 2000, pelo artista plástico Cleir Ávila. Em 2019, passaram por restauração por causa do mesmo motivo de 2023. Um ano depois, os três tuiuiús ganharam nomes escolhidos em um concurso realizado por representantes Infraero, banco Sicredi e do artista plástico: Zé Bicudo, Majestoso e Asa Branca.
As estátuas ficam localizadas na Praça Brigadeiro Faria Lima, em frente ao aeroporto internacional de Campo Grande. "Para restaurar a obra, a Aena vai entrar em contato com o artista que realizou o monumento aos pássaros", informou a concessionária em nota.
Chuva intensa - Ontem, Campo Grande estava com aviso de tempestade ao longo do dia, assim como os outros 78 municípios de Mato Grosso do Sul. Conforme o Climatempo, nos três primeiros dias de dezembro, a capital já registrou 14 mm de chuva, o correspondente a 7% do esperado para o mês.
Para esta segunda-feira, a previsão de chuva se estende ao longo do dia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que os três períodos do dia serão "molhados" na capital. A recomendação é para levar guarda-chuva, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
A chuva, inclusive, deu uma amenizada nas altas temperaturas de novembro, que chegaram a ultrapassar os 35ºC na capital. Para hoje, estão previstas mínima de 21ºC e máxima de 29ºC.