Por redação
Condutores de veículos de carga com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total, com mais de oito passageiros ou veículos com unidade acoplada acima de 6 toneladas, isto é, das categorias C, D e E, respectivamente, possuem até 28 de dezembro para renovarem exames toxicológicos vencidos há mais de 30 dias. A medida é válida para motoristas sul-mato-grossenses independente do veículo que estiverem dirigindo, com ou sem exercício de atividade remunerada.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que conduz veículo com o exame toxicológico vencido há mais de 30 dias comete infração gravíssima, com multa que multiplicada por cinco, será de R$ 1.467,35. Se houver reincidência no período de 12 meses essa multa será multiplicada por 10, e vai para R$2.934,70 além da suspensão do direito de dirigir.
Os exames podem ser realizados em laboratórios coletores credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), sem necessidade de comparecer ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-M). O próprio laboratório lança o resultado direto no sistema RENACH.
Quem está com o periódico dentro do prazo não precisa se preocupar. Mas em caso de dúvidas, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na Play Store, fazer o cadastro, acessar a página "Habilitação" para verificar o prazo de validade do exame toxicológico.
Para o condutor que já possui o aplicativo, a Senatran irá notificar os condutores de todo o país que ainda não realizaram o exame toxicológico ou estão com o teste vencido. O alerta chegará direto nos celulares dos motoristas via aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
O exame toxicológico deve ser realizado em laboratórios credenciados pela Senatran com objetivo de verificar o consumo de substâncias psicoativas, a partir de amostras de cabelo/pelo ou unha.
No site da Senatran é possível conferir uma lista com 17 redes de laboratórios credenciados (AQUI). Na lista é possível conferir a razão social, o nome fantasia da instituição e a portaria. Na aba rede coletora, o “clique aqui” direciona para o site, onde será possível pesquisar quais os laboratórios mais próximos da localização do usuário ou fazer o filtro por Estado.