Por redação
O resultado do processo eleitoral para dirigentes de escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul já está disponível. Nesta terça-feira (5), será possível interpor recursos referentes ao resultado. As eleições ocorreram no dia 30 de novembro, em 313 escolas.
Os selecionados assumirão a direção das escolas de 2024 a 2027. Nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8), a Comissão avaliará os recursos e o resultado final será homologado e publicado na próxima segunda-feira (11).
Servidores da educação, estudantes, pais ou representantes legais participaram da eleição para dirigentes escolares, votando no(s) candidato(s) de sua preferência, processo que fortalece a gestão democrática nas unidades escolares e possibilita o efetivo exercício da participação, essencial à formação do cidadão.
Promovido pela SED nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, esse processo eletivo visou escolher os diretores e diretores adjuntos que atuarão no quadriênio 2024-2027, sendo disputado por 769 candidatos. Nas unidades de ensino, o dia de votação foi organizado e acompanhado pela Comissão Escolar, que garantiu a ordem ao longo do dia e assegurou que as aulas não fossem interrompidas.
Após o encerramento da votação, na presença dos candidatos e fiscais, as urnas foram abertas para a contagem das cédulas, e a quantidade de votos válidos de cada chapa ou candidato individual foi inserida no Sistema SAE, plataforma que calculou a proporcionalidade de cada segmento escolar para a obtenção do resultado final.
O processo eletivo para dirigentes escolares ocorreu em 90% das escolas da REE, sendo dispensadas da realização das eleições as unidades confessionais, as que ofertam, exclusivamente, educação para as pessoas privadas de liberdade, as escolas Cívico-Militares, indígenas, centros de educação infantil, centros estaduais de Educação de Jovens e Adultos, centros de formação de docentes, Centro de Apoio Educacional da SED e Centro Estadual de Formação de Professores Indígenas.