Estado de MS celebrará incentivo à Mamanalgesia toda primeira semana de agosto

Técnica consiste no uso do aleitamento para diminuir dores e desconforto dos bebês durante procedimentos dolorosos

30/11/2023 00h00 - Atualizado em 05/12/2023 às 20h41

Por redação

A mamanalgesia é uma técnica utilizada com bebês que consiste no aleitamento durante a aplicação de imunizantes injetáveis. Essa prática auxilia na redução do estresse do bebê e para proporcionar conforto físico durante procedimentos dolorosos, como a administração de vacinas, medicamentos ou coleta de sangue. Agora, Mato Grosso do Sul passa a ter, em toda primeira semana de agosto, a Semana de Conscientização e Incentivo à Mamanalgesia.

Essa prática foi recomendada oficialmente pelo Ministério da Saúde em 2015, por meio de uma nota técnica da Coordenação de Saúde da Crianças´. Quando praticada durante os procedimentos, a amamentação é capaz de reduzir o estresse por meio do conforto físico, da sucção, da distração, da ingestão de substâncias que podem ter, individualmente e em conjunto, efeitos de alívio.

A Lei que institui a Semana de Conscientização a nível estadual foi sancionada nesta segunda-feira (4) e se encontra no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje. A autora da proposta é deputada Lia Nogueira (PSDB).

Segundo a deputada, a prática também auxilia no relaxamento das lactantes. A lei estabelece a conscientização da população e alertar sobre a importância da mamanalgesia, por intermédio de campanhas publicitárias em veículos de comunicação e outros meios, e promover encontros com especialistas da área para debater o assunto, realizar palestras e ações educativas.

A Semana de Conscientização e Incentivo à Mamanalgesia também passa a ser incluída no Calendário de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído Lei 3.945 de 2010.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros