Por redação
Reconhecida nacionalmente como a capital oficial do Chamamé, Campo Grande recebe nesta final de semana a 6ª edição do Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul. O festival inicia nesta sexta-feira (1º), na Praça do Papa, com abertura oficial às 19h. São três dias de muita música, dança, tradição, artesanato, gastronomia e muito mais.
Às 18h, os campo-grandenses e visitantes já podem "colar" na Praça, para a feira de artesanato e gastronomia que ocorre no local. Uma hora depois, a abertura oficial toca os hinos do Brasil, Paraguai, Argentina e de Mato Grosso do Sul. A partir das 19h15, os shows com o ritmo chamamé iniciam.
Sobem ao palco cantores como Juan Carlos Godoy y Su Pareja Agostina Figueroa, da Argentina, Paulo & Sérgio Arguelo, de Campo Grande, Fuelles Correntinos – Corrientes capital, também da Argentina, Nicolás Adrián Gaona y Jeruti Silva Sanchezz – Pareja Nacional da Polca Paraguaia, do Paraguai, e mais. Hoje também terá o Baile Pantaneiro, A programação se encerra até as 2h da manhã.
No sábado (2), a programação começa às 17h, também com a feira de artesanato e gastronomia. A música inicia às 18h, com Pajarito Silvestre y Grupo Enramada, da Argentina. No dia também sobem ao palco Grupo de Danças Regionais, de Campo Grande, Desidério Souza, do Rio Grande do Sul, Ballet e Banda de La Municipalidade de Asunción, do Paraguai, e outras atrações. O encerramento é às 01h30.
No último dia, o domingo (3), o festival começa às 15h, também com a feira de artesanato e gastronomia, e se despede de Campo Grande às 23h30. A programação inclui apresentações musicais do Grupo Desparramo, Miguel Arce, Jakeline Sanfoneira, Grupo Gente de Ley e muito mais.
O festival, que é realizado desde sua primeira edição em 2017, tem por objetivo celebrar a integração cultural entre os países da Bacia do Prata, Brasil, Paraguay e Argentina e o nosso território fronteiriço como o Território do Chamamé e suas culturas.