Por redação
A prefeita Adriane Lopes foi escolhida para representar todos os municípios dos quatro países que integram a Rota Bioceânica. A política foi empossada na manhã desta quarta-feira (28) como presidente do Comitê Gestor. A cerimônia ocorreu durante o 4º Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico Capricórnio, em Iquique, no Chile.
O evento reuniu autoridades do Chile, Brasil, Argentina e Paraguai. Conforme divulgado, a prefeita Adriane Lopes foi eleita por unanimidade entre os presentes. Ela foi escolhida por causa da gestão focada no desenvolvimento econômico sustentável, turístico e integração cultural, além de tecnológica com os países vizinhos.
“É uma honra ter sido eleita presidente da Comissão, por unanimidade. Quero contribuir de forma prática, para podermos avançar. A proposta de governança veio de reuniões passadas. Nosso foco não pode ser em dificuldades, e sim em soluções para os problemas enfrentados. Predicamos entender o impacto que a Rota nos quatro países que compõe a Rota”, disse a prefeita após a posse.
No Fórum estão sendo debatidos os avanços e novas iniciativas que os municípios, universidades, e outros setores que compõe a Rota precisam se adequar com essa nova realidade. O evento segue até quinta-feira (30), no Chile e recebe prefeitos, governadores, vereadores e delegações de empresários de toda América Latina, que estão em busca realização de negócios e novas tratativas.
Todas as dificuldades e gargalos encontrados no percurso serão apresentados pelos integrantes da 3ª expedição da RILA no 4º Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico, que acontecerá entre os dias 28, 29 e 30 de novembro. Para Paulo César Fialho, gestor do Escritório Internacional de Campo Grande, o encontro em Iquique é a possibilidade de materializar as relações sociais, culturais e econômicas com empresários e autoridades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguai, além de o evento contar com a presença de empresários chineses com tradição em comércio internacional.