Por redação
A partir de quinta-feira (30), o Google iniciará o processo de exclusão de contas inativas há mais de dois anos. Ação foi anunciada pela empresa em maio e visa fortalecer a segurança online, reduzindo a vulnerabilidade associada a contas que permanecem sem uso por longos períodos. Essa medida procura promover uma abordagem mais segura e eficaz na gestão de contas digitais.
Algumas exceções a esta regra podem ser aplicadas para não desativação, como contas utilizadas para transações na Google Play Store ou aquelas com saldos ativos em cartões-presente. A política de exclusão abrange os arquivos armazenados em aplicativos do WorkSpace, como Google Drive e Gmail, e as imagens no Google Fotos. As contas do YouTube que compartilham o login do Google são outra exceção e não serão afetas.
Quando uma conta é desativada, não apenas o perfil é removido, mas também o endereço de e-mail associado torna-se indisponível. "Os produtos do Google reservam o direito de excluir seus dados quando sua conta não for usada dentro desse produto por um período de dois anos", afirma a política de Conta Google Inativa.
Como manter sua conta de Gmail - Para prevenir a exclusão automática, o Google incentiva os usuários a acessarem suas contas regularmente. A empresa já enviou alertas para as contas inativas, informando sobre a possibilidade de exclusão em caso de ausência contínua de atividades.
Usuários preocupados em verificar o status de suas contas podem acessar o site accounts.google.com, fazer login e buscar por avisos na caixa de entrada do Gmail.
Para manter a conta ativa, é recomendado interagir com os serviços associados do Google, como a criação de documentos no Drive, envio de e-mails ou participação em chamadas de vídeo no Google Meet.