Por redação
Mato Grosso do Sul pode ter o Dia Estadual do Dia do Caçador, Atirador e Colecionador (CAC). A data será comemorada a 09 de julho. O Projeto de Lei que instaura a data comemorativa foi aprovado nesta quarta-feira (29) e segue ao expediente para sanção governamental.
De acordo com a proposta, na semana do dia 9 de julho, “fica autorizada a realização de eventos públicos, para divulgação e esclarecimento das atividades desempenhadas pelos CAC’s, bem como das leis que os regulamentam, bem como campanhas de orientações sobre como obter o Certificado de Registro para pessoa física para realizar atividades de Colecionamento de armas de fogo, Tiro Desportivo e Caça”.
Na justificativa do projeto, o deputado informa que os CAC’s, além de atiradores treinados, são atletas que disputam campeonatos regionais, nacionais e internacionais. “Como toda categoria, os CAC’s são amantes do que fazem, são unidos, disciplinados e buscam cada vez mais acabar com o rótulo negativo que se vincula a questão relacionada às armas de fogo”, afirma o parlamentar.
Na sessão, o deputado Rafael Tavares (PRTB) justificou que há cerca de 22 mil CACs no Estado e 55 clubes de tiro, com mais de 500 empregos diretos.