Por redação
O Vaticano anunciou, nesta terça-feira (28), que o Papa Francisco cancelou sua ida à Dubai para a Conferência do Clima da ONU, a COP-28. O pontífice, de 86 anos, está em tratamento com antibióticos via intravenosa para inflamação pulmonar e gripe.
O Papa iria na sexta-feira (1º) para o país do Oriente Médio e ficaria cerca de três dias lá. "O Papa Francisco acolheu com grande pesar o pedido dos médicos. Mantendo a vontade do Papa e da Santa Sé de participar das discussões em curso nos próximos dias, os detalhes sobre como isso poderá ser concretizado serão definidos assim que possível", informou o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.
No domingo (26), o pontífice não pôde ler a tradicional Oração do Ângelus, que ficou a cargo do monsenhor Paolo Braida, diretamente da Capela da Casa Santa Marta, residência oficial do Papa.
Caso participasse neste ano, teria sido o primeiro papa na conferência de líderes da COP, um encontro para discutir os problemas climáticos. Papa Francisco, inclusive, tinha um encontro marcado com o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva no Oriente Médio.
O Brasil já marca presença em Dubai para participar da COP. Na segunda-feira, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o país vai ao evento para cobrar, e não para ser cobrado.