Por redação
Os sul-mato-grossenses Yuki Rodrigues, de Três Lagoas, e Paulos dos Reis, de Dourados, foram destaque nos Jogos Parapan-Americanos - Santiago 2023 neste último sábado (25), nas categorias de badminton e salto à distância. A conquista foi, respectivamente, de medalhas de ouro e prata.
O Brasil é líder em medalhas na edição deste ano do evento esportivo, com 151 de ouro, 92 de prata e 89 de bronze. Um dos últimos ouros conquistados foi de Yuki Rodrigues, no badminton. O corredor Yeltsin Jacques conquistou a primeira medalha do atletismo na competição e terminou os 1.500 metros em segundo lugar ontem, contudo, foi desclassificado.
Para esta edição, a delegação brasileira conta com 324 atletas, 190 homens e 134 mulheres, oriundos de 23 estados e do DF, em 17 modalidades. Desses competidores, 51 têm até 23 anos, 108 são cadeirantes, 132 são estreantes no evento continental, 72 treinam nos Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e 11 disputaram o Parapan de Jovens, em Bogotá, Colômbia, no último mês de junho.
No badminton, Yuki conquistou o ouro na categoria simples. No salto em distância, Paulo garantiu o segundo lugar e levou prata para a casa.
Quanto à desclassificação de Yeltsin Jacques, o guia de Yeltsin, o também sul-mato-grossense Edelson Ávila, sofreu um mal estar. Yeltsin acabou por conduzir o guia até a linha de chegada, o que é proibido por regra. Em decorrência disso, o paratleta, que havia sido ultrapassado e chegaria em segundo, perdeu a medalha de prata.
Mesmo assim, a dupla também foi destaque nesta edição dos Jogos Parapan-Americanos - Santiago 2023. Juntos, conquistaram o primeiro ouro na delegação brasileira na prova dos 5 mil metros. Os jogos ocorreram entre os 17 a 26 de novembro, no Chile.