Simone Tebet é cotada para Ministério da Justiça

Atual ministro, Flávio Dino deve ser indicado para assumir SFT, o que deixa Ministério da Justiça livre para Tebet

25/11/2023 00h00 - Atualizado em 28/11/2023 às 15h24

Por Victória Bissaco

Atual ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, a sul-mato-grossense Simone Tebet é um dos nomes cotados para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Isso porque Flávio Dino, então ministro da pasta, deve ser indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Dino pode entrar no lugar da ex-ministra Rosa Weber. Especialistas analisam que a possível indicação da ex-senadora por Mato Grosso do Sul, Simone Tebet acalmaria os ânimos com a indicação de um homem no lugar de Rosa Weber.

Simone Tebet é advogada e foi professora universitária de Direito. Ela foi considerada pela BBC uma das mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo. Foi senadora pelo estado entre 2015 e 2022. Começou a vida pública há mais de 20 anos como Deputada Estadual. Depois, foi eleita prefeita da sua cidade natal, Três Lagoas, por duas vezes.

Ainda, foi vice-governadora e secretária de Governo de Mato Grosso do Sul. A ex-ministra Rosa Weber se aposentou em setembro deste ano, próxima de completar 75 anos, a idade máxima para exercer função no STF. Rosa assumiu o posto de ministra em dezembro de 2011, sendo a terceira mulher e a primeira juíza de carreira a integrar o Supremo.

Com a aposentadoria da ex-ministra, Carmen Lúcia é a única mulher a ocupar as cadeiras do STF. Além de Flávio Dino, fontes próximas ao atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva afirmam que o político deve indicar, nesta segunda-feira (27), o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR).


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros