MS realiza Dia D de combate à Dengue, Chikungunya e Zika neste sábado

Ação acontece nos 79 municípios do estado e antecede chegada do verão, marcado por fortes chuvas e altas temperaturas

17/11/2023 00h00 - Atualizado em 17/11/2023 às 13h42

Por redação

Neste sabado (18), será realizado em todo o estado de Mato Grosso do Sul o Dia D de combate de combate às arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Com a chegada do verão, marcado pelo aumento das chuvas e das altas temperaturas, o cuidado e atenção diante do crescente risco de proliferação precisam ser redobrados. Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito para a prevenção de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika, todos os 79 municípios do estado estarão promovendo a ação.

A iniciativa é uma forma de mobilizar a população para realizar as ações de prevenção. Neste ano, a ação será diversificado e contará com a presença e participação de voluntários, organizações da saúde, entidades públicas, exposições, visita domiciliar e e-Visita, além do apoio do projeto Ação Cidadania, desempenhado pela Federação de Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems). Além disso, diversos serviços no Parque Jacques da Luz, situado no bairro Moreninha, em Campo Grande, serão ofertados para a população.

O evento alusivo ao ‘Dia D’ em Campo Grande dá o start na campanha para que os outros municípios de Mato Grosso do Sul iniciem as estratégias de ações em seus territórios. Além de promover a conscientização, a SES/MS, junto com a Fiems por meio do Projeto Ação Cidadania e com o apoio de diversos outros parceiros, realizará a oferta de serviços destinados à população das 8 horas às 15 horas, no Parque Jacques da Luz, localizado no bairro Moreninha, em Campo Grande.

O ‘Dia D de Combate às Arboviroses’ será um evento multifacetado, que contará com a participação e a parceria de organizações de saúde, voluntários, órgão públicos, escolas, líderes comunitários, empresas, meios de comunicação como emissoras de rádio e televisão, exposições de stands com amostras da biologia vetorial, casa limpa x casa suja, visita domiciliar, projeto e-Visita, projeto Colaborador Voluntário, projeto Wolbachia e Comitê de Combate às Arboviroses. Até o momento, para o Ação Cidadania estão confirmadas as participações das seguintes instituições:

• ABO/Faculdade Farred – com orientação e prática de escovação e higiene bucal e distribuição de kits com escovas e cremes dentais.
• Detran – Com jogos de mesa educativos sobre a educação para o trânsito, meio ambiente e cidadania.
• Energisa – Campanha de negociação de débitos e desenrola Brasil. Além de palestras educativas de eficiência energética, distribuição de informativos, cadastro de tarifa social com entrega de lâmpadas.
• Exército Brasileiro – Exposição de material de saúde.
• Funtrab – Atualização de cadastro, emissão de carta de encaminhamento de vaga de emprego, orientação da Carteira de Trabalho Digital.
• SEAD/Procon – Orientações de Relação de Consumo e Abertura de Carta de Informações Preliminares.
• SEAD – Mais Social e cadastramento do passe livre.
• PMA – Projeto Florestinha – Oficina de resíduo solido, palestra sobreeducação ambiental e teatro de fantoches .
• SES/MS-PSE – Aula de Yoga, dinâmica com apoio de profissionais psicológicos voltada para os adolescentes, roda de conversa e dinâmica de empoderamento.
• SES/MS-Vigilância Ambiental - Civitox – exposição de animais peçonhentos e plantas tóxicas e atividades de educação em saúde ambiental e entrega de material informativo.
• SES/MS-Controle de Vetores – amostras de vetores, distribuição de materiais educativos e informações sobre a prevenção e controle vetorial, além de um espaço demonstrando o ambiente limpo e sujo e distribuição de informativos.
• Projeto Wolbachia – Fases de desenvolvimento do Aedes aegypti com Wolbachia e distribuição de informativos e adesivos.
• Sejusp – Confecção da carteira de identidade
• DGPC - Com registro de boletim de ocorrência.
• SED/NUAC – Apresentação musical Orquestra
• MS Visão – Consulta oftalmológicas
• IEL – Vagas de Estágio
• Senai – Divulgação de Cursos
• Fiems – Oferecimento de toda a infraestrutura do evento.
• Fundação de Cultura – Atrações musicais
• Fundesporte – brinquedos infantis
• Agems

Dia D de combate combate à dengue, chikungunya e zika

A data comemorativa do Dia D foi instituída pela Lei n. 12.235/2010 com o intuito de mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da população, para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor dos agravos. Neste sentido, a data é reservada para desenvolver campanhas educativas e de comunicação social que visam alertar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do Aedes aegypti.

No verão, com a chegada do período de chuvas e as altas temperaturas, a população deve se manter atenta com o aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti e redobrar os cuidados para evitar seus possíveis criadouros, pois o mosquito se reproduz em água limpa e/ou parada.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeira.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros