Por redação
Campo Grande recebe, de sexta-feira (17) a domingo (19), o maior festival de cultura japonesa de Mato Grosso do Sul. A programação é extensa, com shows, danças típicas, exposições, oficinas, gastronomia, concursos, atividades para todas as idades e todos os gostos. Para acessar o evento, o ingresso é 1 kg de alimento não perecível.
A abertura iniciou às 16h nesta sexta-feira. O evento é organizado pela Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande e se destaca pela difusão das ricas artes tradicionais e culturais do Japão. Quem quiser curtir o festival, é só correr para o Clube de Campo da Associação Nipo-brasileira, na avenida Ministro João Arinos, número 140.
Os visitantes podem conferir taiko (tambores japoneses), o odori (danças folclóricas e clássicas), artes marciais como kenjutsu, karatê e judô e oficinas como a de origami (dobraduras) e a da tradicional cerimônia do chá. O festival vai trazer vários nomes de fora do Estado, como os mestres de cerimônia Nobuhiro Hirata, campeão mundial de karaokê, e Kendi Yamai, reconhecido como o apresentador do Miss Nikkey no Brasil.
Outras atrações incríveis, que prometem encantar o público, são o cantor Joe Hirata e os ilusionistas Edson e Kevin Iwassaki.
A praça de alimentação é um dos grandes destaques do Festival do Japão, com uma estrutura confortável e mais de 20 operações gastronômicas, com opções como o tradicional sobá, tempurá, sushi, yakisoba, ramen, doces japoneses, além de opções da culinária brasileira, para satisfazer todos os gostos.
Essa é a terceira edição do festival na capital sul-mato-grossense. Os alimentos arrecadados serão doado para o Cotolengo Sul-Mato-Grossense, projeto em parceria com o Rotary Club Campo Grande.