Por redação
Chapadão do Sul, cidade a 330 quilômetros de Campo Grande, otimizou a abertura de empresas no municípios. Agora, os empreendedores levam 10 minutos ou menos para seguirem seus sonhos. Isso é possível por meio do Balcão Único.
A plataforma automatiza o processo de abertura de empresas classificadas como de baixo risco, o que resulta em uma modernização significativa. É a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a implementar essa ação. A Prefeitura avalia a ação como "esforços para valorizar os pequenos negócios locais".
Com a implementação do Balcão Único, empreendedores interessados em abrir negócios de baixo risco podem realizar todo o processo de formalização por meio do site da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul. As empresas de baixo risco são dispensadas de licenciamentos e alvarás de localização e funcionamento por lei.
O lançamento do Balcão Único MS Agiliza – Empresas é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), a Junta Comercial do Estado do Mato Grosso do Sul (Jucems) e o Sebrae/MS.
O governador Eduardo Riedel destaca que essa implementação representa mais um passo em direção à promoção da economia local, e enfatiza o compromisso com a desburocratização e digitalização para beneficiar os pequenos empreendedores.
Chapadão do Sul realizou ajustes e incluiu a modificação do software municipal, para a instalação bem-sucedida do balcão único. Essa iniciativa atende aos requisitos estabelecidos na Lei da Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/19). Além disso, o processo prevê a gratuidade da formalização.
Serviço - Mais informações sobre o Balcão Único, podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, através dos telefones 3562-5672 ou (67) 9-9618-3431 ou ainda na Secretaria de Finanças e Planejamento – SEFIP.