De Gaby Amarantos a Tiago Iorc: brasileiros são destaque no Grammy Latino 2023

Artistas brasileiros venceram, ao todo, nove categorias da premiação musical realizada na Espanha

16/11/2023 00h00 - Atualizado em 17/11/2023 às 14h07

Por redação

Na última quinta-feira (16), ocorreu em Sevilha, na Espanha, o Grammy Latino 2023. Na edição deste ano, os brasileiros tiveram destaque entre os talentos musicias, vencendo nove categorias. A premiação é uma das mais importantes do cenário musical e celebra trabalhos em língua portuguesa com categorias especificas para os trabalhos realizados no idioma. A votação para os prêmios é conduzida pelo órgão internacional de criadores musicais da Academia Latina.

Dentre os vencedores, temos a paraense Gaby Amarantos, que ganhou a categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com "Tecnoshow". O álbum, que mescla os ritmos brega e eletrônico, representa foi a terceira indicação da cantora. A banda Planet Hemp e Tiago Iorc, que também atuou como apresentador nesta edição, também sairam vitoriosos, assim como a cantora Marília Mendonça, que recebeu uma homenagem e foi premiada postumamente. Anitta, Criolo, Rachel Reis e Simone também participaram do evento e ficaram responsáveis por anunciar os premiados em diversas categorias.

A 24º edição do evento teve Giulia como co-apresentadora da Premiere, que contou com show do cantor Thiaguinho, interpretando “Vencedor”. Já durante o Telecast, o principal palco da música latina recebeu show de IZA, que cantou Salitre e Pegao, ao lado de Camilo, Manuel Carrasco, e Edgar Barrera. A Entrega Anual do Grammy Latino funciona por meio de uma votação do órgão internacional de criadores musicais da Academia Latina, que representa todos os gêneros e disciplinas criativas, incluindo artistas, compositores, produtores, misturadores e engenheiros.

Durante o discurso de agradecimento, Gaby Amarantos dedicou o prêmio às mulheres negras, da Amazônia e da periferia. “Estou há 20 anos trabalhando com esse estilo. Recebo com muita honra, alegria esse prêmio reconhecendo a música como música de raízes brasileira. Viva o tecnobrega!”.

O destaque foi o prêmio póstumo a Marília Mendonça na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, por Decretos Reais, lançado em maio deste ano. A cantora morreu em novembro de 2021, em um acidente aéreo. A equipe da cantora postou nas redes sociais um agradecimento. “Não é e nunca será a mesma coisa sem você aqui, sabemos quanto você estava focada em buscar esse Grammy e fazer seu tão sonhado discurso em espanhol. Discurso que seria um fomento a união latino-americana através da música, das artes e do respeito. Que só a arte poderia romper as barreiras que a diferença das línguas promover. E temos esperança que o seu legado inspire novos talentos a brilhar e superar as dificuldades”.

A banda de rap e rock Planet Hemp levou dois gramofones nas categorias: melhor álbum de rock ou de música alternativa em língua portuguesa e melhor interpretação urbana em língua portuguesa.

Confira a lista dos brasileiros vencedores do Grammy Latino 2023

Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa
- Xênia França – Em nome da Estrela

Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa
- Planet Hemp – Jardineiros

Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa
-Planet Hemp e Criolo – Distopia

Melhor Álbum de Samba/Pagode
- Martinho da Vila – Negra Ópera

Melhor Álbum de Música Popular Brasileira
- João Donato – Serotonina

Melhor Álbum de Música Sertaneja
- Marília Mendonça – Decretos Reais

Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa
- Gaby Amarantos – Tecnoshow

Melhor Canção em Língua Portuguesa
- Tiago Iorc e Duda Rodrigues – Tudo O que A Fé pode Tocar

Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa
- Eli Soares - Nós


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros