Por redação
Mato Grosso do Sul recebeu, neste mês de novembro, a Operação SULMaSSP, que retirou de circulação mais de 56 toneladas de drogas, 424 armas e 4.508 veículos irregulares ou com ocorrências de furtos ou roubos. A ação, ainda, prendeu 1.258 pessoas e cumpriu 422 mandados de busca e apreensão.
A 3ª edição teve como objetivo reprimir crimes transfronteiriços e entre divisas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A operação aconteceu entre os dias 5 de e 13 de novembro e contou com o emprego de 28.028 agentes dos cinco estados, 9.882 viaturas, 13 aeronaves, 33 drones, 153 cavalos e 28 cães.
O SULMaSSP é um bloco que congrega os respectivos estados. A Operação é realizada em parceria com as Secretarias de Segurança Estaduais com objetivo de fortalece ações conjuntas, permitindo a troca de dados e de conhecimentos relacionados à inteligência policial e aos interesses operacionais.
O bloco foi criado em março de 2023 e atua de forma coordenada, para ampliar e fortalecer a repressão de crimes transfronteiriços e nas divisas estaduais, mediante uma efetiva integração operacional e de inteligência, com dois reflexos na desarticulação de organizações criminosas e no aprimoramento dos mecanismos de defesa social.
“O SULMaSSP é esse bloco de estados, cujos secretários de segurança se uniram para enfrentar os crimes transfronteiriços, não só na porta de entrada do Brasil, através da fronteira com Paraguai e Bolívia, mas também os estados que sofrem o reflexo daquilo que passa por nossas fronteiras cruzando as nossas vias e rodovias”, destacou o titular da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), Antonio Carlos Videira.
A implementação da Terceira Edição da Operação SULMaSSP foi tratada durante o 3º Encontro Estratégico da Segurança Pública, realizado nos dias 28 e 29 de setembro, em Campo Grande. Na ocasião foram debatidas formas de combate aos crimes nas fronteiras e divisas dos cinco estados.