Por redação
Dados da pesquisa TIC Domicílios 2023, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), divulgados nesta quinta-feira (16), mostram um aumento ao acesso à Internet no país entre 2022 e 2023. Neste ano, 84% da população com mais de 10 anos, isto é, 156 milhões de pessoas, conectaram-se. No ano passado, o índice foi de 81%.
Os números coletados são referentes ao uso de internet nos três meses anteriores às entrevistas. Quando consideradas pessoas que afirmaram não conectar à internet, porém, possuem dispositivos que exigem a conexão, o índice cresce para 88%.
Em números, são 7,4 milhões que declararam ter usado algum aplicativo que precise de conexão. No geral, 29 milhões de pessoas afirmam não possuir acesso à internet.
Um índice que apresentou queda foi o de pessoas que afirmaram utilizar a internet apenas pelo celular. Antes, era de 62%. Agora, é de 58%, o que representa que mais pessoas compraram outros dispositivos eletrônicos que possam ser utilizados para navegar em rede.
Quando o quesito é compartilhamento de internet, a pesquisa estima que 16% das casas compartilham internet com o vizinho. Nas classes D e E, o índice aumenta para 25%. O Cetic.br aponta que a proporção é maior nas faixas em que há empecilhos técnicos ou econômicos de conectividade.
As atividades mais comuns praticadas pelos usuários online são ouvir música (65%), e assistir a vídeos e escutar podcasts, ambos com 64% dos entrevistados. A pesquisa também levantou números quanto à checagem de informações na internet, a fim de evitar "cair em fake news". Dos entrevistados, 71% dos usuários verificam se as informações são verdadeiras.