Por redação
Para quem espera pelo fim do calor, as notícias não são boas. Isso porque o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de onda de calor, com término na sexta-feira (17). Com o fenômeno, dez capitais podem registrar temperaturas próximas ou maiores que 40ºC hoje (16). O spoiler: Campo Grande é uma delas.
O fenômeno da onda de calor aumenta as temperaturas médias, que geralmente ficam em torno de 28ºC no país, segundo o Inmet, em, no mínimo, 5ºC. Também aparecem na lista de cidades muito quentes Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Manaus (AM), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Teresina (PI).
Em Campo Grande, por exemplo, o Instituto prevê máximas de até 38ºC, com umidade do ar entre 20% e 70%, e sem sinal de chuvas. Cuiabá e Goiânia, as outras duas capitais do Centro-Oeste que aparecem na lista, podem registrar, respectivamente, 41ºC e 39ºC.
No Sudeste, os termômetros de São Paulo e Belo Horizonte podem marcar até 37ºC como temperatura máxima. Já no Rio de Janeiro, o calor ultrapassa os 40ºC e pode chegar em 41ºC.
O calor nesta quinta-feira nas capitais da região Norte pode chegar a 37ºC em Palmas e 39ºC em Boa Vista e Manaus. Por fim, Teresina também pode registrar 39ºC.
É importante redobrar alguns cuidados essenciais para evitar problemas de saúde neste calor. O hábito de beber água, por exemplo, deve ser reforçado no período para que o corpo se mantenha hidratado. Também deve-se manter uma alimentação saudável, umidificar os ambientes com aparelhos umidificadores ou toalhas molhadas e até fazer lavagem nasal.