Por redação
A partir do próximo mês, usuários do WhatsApp em aparelhos celulares com sistema operacional Android não terão mais backup ilimitado do aplicativo. Isso porque as cópias de segurança do mensageiro serão enviadas ao espaço disponibilizado pelo Google Drive. A medida foi anunciada nesta semana, pelo Google.
O espaço gratuito disponibilizado pelo Drive é de 15 GB. Ele é compartilhado por vários serviços da empresa, como Gmail, Drive e Fotos. Caso o armazenamento do WhatsApp ultrapasse esse número, pode ser necessário contratar mais armazenamento do Google na nuvem.
A medida passa valer em dezembro deste ano aos usuários do WhatsApp Beta e em janeiro de 2024 para os demais. É importante ressaltar que o aplicativo de mensagens será incapaz de criar a cópia de segurança se o espaço livre na conta do usuário conta for menor que o tamanho total de suas mensagens, vídeos e fotos do WhatsApp.
Esse sistema de armazenamento será igual ao que ocorre no IOS, dos celulares iPhone. A cópia de segurança deste sistema é enviada para o iCloud, da Apple.
O alerta é emitido pelo WhatsApp aos usuários. Na área de backups nos aparelhos Android, aparece a seguinte mensagem: "Os backups vão começar a utilizar o armazenamento do Google nos próximos meses". A página de suporte, por sua vez, também descreve que a atualização acontecerá “nos próximos meses”.