Por redação
Com a perspectiva de aumento na procura, 35% dos restaurantes têm planos de contratar novos funcionários até o final do ano. De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 58% dos empresários no setor pretendem manter o atual quadro de empregados, enquanto 7% cogitam demissões. A pesquisa foi divulgada pela instituição na segunda-feira (13).
Os motivos por trás da expansão de equipes incluem a necessidade de lidar com o aumento da demanda sazonal (62%), a busca por melhorias na gestão e reorganização do negócio (22%) e a intenção de renovar o corpo de colaboradores (20%). A abertura de filiais ou novas unidades é uma perspectiva para 8% dos empresários do setor.
A Abrasel também apurou que 24% dos comércios do ramo tiveram prejuízo em setembro, contra 35% que tiveram lucro e 40% que fecharam o mês com o mesmo desempenho de outros meses. O resultado, ressalta a entidade, é praticamente igual ao constatado na última pesquisa, referente aos faturamentos de agosto.
Outro dado relevante para o setor é o de que 40% dos estabelecimentos afirmaram ter dívidas em atraso, além de empréstimos. Dessa parcela que declarou ter débitos em aberto, 75% acumulam débitos relacionados a impostos federais, 44% a impostos estaduais, 31% a encargos trabalhistas, 24% a serviços públicos e 22% devem a fornecedores.
As dificuldades financeiras que os estabelecimentos têm são repassadas, na maioria dos casos, ao consumidor. Segundo a Abrasel, apenas 33% das empresas decidiram não reajustar os preços dos produtos que oferecem. Entre aqueles que realizaram ajustes no cardápio, 24% optaram por calcular os valores abaixo da inflação dos últimos 12 meses, ante 34% que ajustaram conforme a inflação e 8% que optaram por corrigir os valores acima da média.