Por redação
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara marca presença na Grande Assembleia do Povo Terena, realizada entre esta quarta-feira (15) e sábado (18), na aldeia Cabeceira, em Nioaque, município a cerca de 190 quilômetros de Campo Grande. O dia exato da participação da ministra é quinta-feira (16).
Sônia Guajajara participa da 1ª mesa, com tema “Território - Conjuntura Política Nacional”, às 08h. Também participam do evento secretário executivo do Ministério dos Povos Indígena, Eloy Terena; a deputada federal Célia Xakriabá; o coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígena do Brasil (APIB), Kleber Karipuna; o coordenador jurídico da APIB, Maurício Terena e a deputada federal Juliana Cardoso, o Coordenador jurídico da (APIB) Maurício Terena.
Nesta 16ª edição da Assembleia Geral, organizada pelo Conselho do Povo Terena (CONS), organização base da Articulação dos Povos Indígena do Brasil (APIB) dentro do estado de Mato Grosso do Sul.
O objetivo é congregar os caciques e lideranças indígenas em torno da luta pelo direito originário dos povos indígenas e da política indigenista adotada pelo atual governo, bem como formas de resistir para existir.
A Assembleia tem ainda o apoio de lideranças indígenas de outros povos de Mato Grosso do Sul, como os Kinikinau, Kadiweu, Kaiowa, Guarani Ñandeva, Guató, que reafirmam seus compromissos com a luta pelo território tradicional e a permanente busca do bem viver, e o respeito aos modos de vida de cada povo e à Mãe Terra.
"Uma pauta que também tem o apoio do movimento indígena nacional, todos lutando juntos contra os retrocessos dos direitos do povos indígenas", define o Conselho do Povo Terena.