Por redação
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano de 2024 fica mais caro para os campo-grandenses. O anúncio foi publicado nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial de Campo Grande. Conforme a Prefeitura, o reajuste acompanha variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).
O decreto nº 15.737 indica que o reajuste atualizado vem no próximo carnê do imposto, previsto para ser entregue à população a partir de 08 de dezembro deste ano.
A Prefeitura justifica, ainda, que o IPCA-E variou 5% entre outubro de 2022 e setembro de 2023. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse índice indica a inflação oficial do Brasil e mede a variação de preços de um conjunto de bens e serviços consumidos por famílias com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos.
O reajuste anterior a esse ocorreu para o IPTU 2023. Na ocasião, os campo-grandenses desembolsaram 7,96% a mais do que em 2022 para ficar em dia com o município.
A variação do IPCA-E reflete a mudança no custo de vida médio dessas famílias. O novo valor do IPTU será calculado com base no Manual de Avaliação, Manual de Cadastro Técnico, Tabela de Valores Unitários por Metro Quadrado de Edificação e Planta de Valores Genéricos.
O município irá verificar a situação dos imóveis perante o cadastro técnico imobiliário do município e a tabela de valores unitários por metro quadrado, atualizada no percentual de 5%.