Caixa e Banco do Brasil iniciam renegociações de dívidas do Fies nesta terça-feira

Os débitos em atraso poderão ter até 100% de desconto em juros e multas

04/11/2023 00h00 - Atualizado em 08/11/2023 às 13h41

Por redação

A partir de terça-feira (7), a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB) iniciam o processo de renegociação das dívidas dos estudantes que possuem débitos pendentes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). São oportundiades de pagamento em atraso com descontos de até 100% em juros e multas.

Para aqueles que optarem por liquidar integralmente seus contratos, o desconto pode chegar a 99% do valor total da dívida. Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que permite essas renegociações.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou na segunda-feira (6) que o presidente está empenhado em agilizar o processo.

Camilo Santana afirmou: "Mais de 1,24 milhão de pessoas no Brasil terão direito a essa oportunidade, que o presidente tem chamado de 'Desenrola da Educação'. Isso envolve um montante de R$ 54 bilhões em dívidas de cidadãos brasileiros que, frequentemente, têm seus nomes negativados em órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa. Agora, terão a chance de renegociar essas dívidas em condições muito favoráveis, podendo quitar até 99% do valor principal e 100% dos juros e multas, o que significa que, dependendo da situação financeira, a pessoa poderá pagar apenas 1% do total da dívida."

Representantes da Caixa, do BB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela operação do Fies, também participaram do encontro. Camilo Santana informou que na última sexta-feira, 2 de novembro, o comitê gestor do Fies se reuniu e aprovou uma resolução estabelecendo as condições para as renegociações. Esse documento será publicado ainda hoje no Diário Oficial da União.

A lei em questão estabeleceu condições mais favoráveis para a amortização das dívidas dos estudantes que possuem contratos do Fies celebrados até o final de 2017 e que tenham débitos vencidos e não pagos até 30 de junho de 2023. O ministro da Educação ressaltou que mesmo aqueles que estão em dia com seus pagamentos do Fies terão algumas vantagens na quitação de suas dívidas principais.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros