Por redação
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 acontece neste domingo (5) em todo o país. O candidato deve prestar atenção às exigências e às proibições estabelecidas pelo edital para não correr o risco de ser eliminado no dia da prova.
Amanhã, serão aplicadas as questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. Os portões abrem às 11h (horário local de Mato Grosso do Sul) e fecham às 12h, com início das provas marcado para às 12h30. Óculos de sol, canetas coloridas e aparelhos eletrônicos são alguns dos itens proibidos.
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos também não podem levar chapéus ou bonés, canetas de material não transparente, lápis, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros nem chaves. Os eletrônicos devem estar desligados.
Agora, quanto aos itens obrigatórios, incluem-se: caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e documento de identificação válido, físico ou digital. Entre os documentos de identificação válidos estão cédulas de Identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros.
Também servem como documentos de identificação: Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
São aceitos os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.
É aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição. Se o candidato precisar justificar sua presença no exame, ele deve levar impressa a declaração de comparecimento, que será assinada pelo aplicador do exame. A declaração está disponível na Página do Participante.